15 novembro 2015

Gorro de Papai Noel em tricô para bebê

Oi, pessoal!

O Natal está chegando e eu fiz esse gorrinho para minha filha, que é fotógrafa, utilizar nos ensaios com bebês nesse período pré-natalino. Ficou uma gracinha! 


Clique na foto para ampliá-la.

 

Segui o passo-a-passo desses dois vídeos do site Aprendendo Tricô: Gorro de Tricô Bebê Dorminhoco – 1ª Parte - AprendendoTricô Manual, e Gorro de Tricô Bebê Dorminhoco – 2ª Parte - Aprendendo Tricô Manual, mas não utilizei o mesmo material indicado nos vídeos. 


Como a minha filha precisava de um gorro de Papai Noel para as fotos com bebês e eu tinha 1 novelo de 40 g do fio  AMORE BABY, da CÍRCULO, na cor 0362 (vermelho) e outro na cor 0010 (branco), resolvi aproveitá-los. Trabalhei com agulhas de tricô nº 4. 


Tricotei o gorro seguindo totalmente o PAP: montei 80 pontos e teci 20 cm em ponto barra (ou gaitas) 2/2. A essa altura meu trabalho tinha 60 carreiras e estava assim:

Clique na foto para ampliá-la.

Clique na foto para ampliá-la.

Clique na foto para ampliá-la.

Peço desculpas por ter feito as fotos acima com o trabalho do lado do avesso, embora seja igual ao direito.

A seguir fiz 1 carreira alternando 2 pontos juntos em meia com 2 pontos juntos em tricô, conforme explicado no primeiro vídeo. Ficaram 40 pontos.

Continuei por mais 5 carreiras trabalhando em ponto barra (ou gaitas) 1/1. Essa parte mediu 2 cm.

Clique na foto para ampliá-la.

Meu gorrinho mediu, aberto, 22 cm na parte de baixo. Fechei o gorro na lateral conforme indicado no primeiro vídeo. Ficou assim:

Clique na foto para ampliá-la.

Depois fiz o pompom e o prendi no gorro conforme indicado no segundo vídeo. O aparelhinho que eu uso para fazer pompons é diferente do que é usado lá, mas o resultado é o mesmo. Cortei 5,50 m de fio para fazer o pompom.

Clique na foto para ampliá-la.

Se você não souber fazer pompons ou não tiver um aparelhinho próprio para fazê-los, desses que são vendidos em lojas de aviamentos, você pode fazer um molde em papelão. Na internet encontrei esse vídeo que ensina a fazer o molde e o pompom: “Como Hacer Pompones (Facil)”. Embora esteja em Espanhol, dá para entender direitinho, porque é bem explicado.

Tchau! Até o próximo post!

Linda Maria



Um comentário: