20 abril 2021

Centrinho de mesa em crochê "Estrela de 8 Pontas"

Oi, pessoal!

Esse centrinho de mesa em crochê que estou mostrando a vocês hoje, eu fiz em dois tamanhos, com o mesmo tipo de linha, apenas substituindo algumas carreiras de pontos altos por pontos altos duplos e pontos altos alongados, conforme indicado a seguir.

 

Esse é o primeiro. O maior.

 

 

Os dois centrinhos de mesa foram inspirados em modelo encontrado no Instagram @crochetbymariana. Gráfico abaixo.

 


Abreviaturas:

ant = anterior

carr = carreira

corr = correntinha

esps = espaços

paa = ponto alto alongado

pad = ponto alto duplo

pb = ponto baixo

pbxmo = ponto baixíssimo

pt “V” = 1 paa (ou pad), 2 corr e 1 paa (ou pad)

seg = seguinte

 

Primeiro centrinho:

 

Material:

Linha ANNE, da CÍRCULO, na cor 8001 (branco) – 1 novelo

Agulha 2 mm

Tesoura

 

 

Tamanho: 38 cm de diâmetro 

 

Execução: Acompanhar o gráfico, mas observar as substituições dos pontos altos por pontos altos duplos ou pontos altos alongados, conforme explicado abaixo.

 

Início: anel mágico. 

 

1ª carreira: 24 paa no anel. Fechar com 1 pbxmo na 3ª corr do início (= 1º paa).

 

2ª carreira: corresponde à 1ª do gráfico, fazendo * 3 paa em 3 paa de base, 2 corr *, repetir de * a * até o final da carr. Fechar com 1 pbxmo na 3ª corr do início (= 1º paa).

 

3ª à 9ª carreiras: iguais às carreiras de 2 a 8 do gráfico, porém trabalhando em pad. Fechar com 1 pbxmo na 4ª corr do início (= 1º pad).

 



10ª carreira: igual à 9ª do gráfico, mas fazendo em paa o leque de 5 pa. Continuar trabalhando o restante em pad. Fechar com 1 pbxmo na 4ª corr do início (= 1º pad).

 

 

11ª carreira: igual à 10ª do gráfico, mas sempre em pad, inclusive fazer os pad nos leques, mas com apenas 1 corr a cada 2 pad, e não 2 corr como no gráfico. Fechar com 1 pbxmo na 4ª corr do início (= 1º pad).

 

12ª carreira: igual à 11ª do gráfico, fazendo 1 pb nas alças de 5 corr, antes do 1° pad e depois do último, em cada leque. Fechar com 1 pbxmo na 4ª corr do início (= 1º pad).

 

13ª carreira: igual à 12ª do gráfico, mas toda em pad. Fazer 1 pb nas alças de 5 corr, antes do 1° pad e depois do último, em cada leque. Fechar com 1 pbxmo na 4ª corr do início (= 1º pad).

 

14ª carreira: igual à 13ª do gráfico, mas trabalhando em pad e fazendo 1 pb nas alças de 5 corr, antes do 1° pad e depois do último, em cada leque. Fechar com 1 pbxmo na 4ª corr do início (= 1º pad).

 

15ª carreira: igual à 14ª do gráfico, mas trabalhando também em pad e fazendo 1 pb nas alças de 5 corr, antes do 1° pad e depois do último, em cada leque. Fechar com 1 pbxmo na 4ª corr do início (= 1º pad).

 

16ª carreira: como acabamento, fazer uma carr com alças de 4 corr e 1 pb nos esps da carr anterior. Apenas no meio dos pts “V” fazer 1 pb, 4 corr e 1 pb. (Ver foto.) Fechar com 1 pbxmo no 1º pb. Arrematar.

 

 

E aqui está ele prontinho!

 

 

Segundo centrinho (o menor):

 

Material:

Linha ANNE Natural, da CÍRCULO, na cor 0020 (cru) – 1 novelo

Agulha 2 mm

Tesoura

 

 

Tamanho: 33 cm de diâmetro 

 

Execução: Acompanhar o gráfico, mas observar as substituições dos pontos altos por pontos altos alongados, conforme explicado abaixo.

 

Início: anel mágico. 

 

1ª carreira: 24 paa no anel. Fechar com 1 pbxmo na 3ª corr do início (= 1º paa).

 

2ª carreira: corresponde à 1ª do gráfico, fazendo * 3 paa em 3 paa de base, 2 corr *, repetir de * a * até o final da carr. Fechar com 1 pbxmo na 3ª corr do início (= 1º paa).

 


3ª à 9ª carreiras: iguais às carreiras de 2 a 8 do gráfico, porém trabalhando em paa e fazendo apenas 2 corr onde tem 3 no gráfico (fazer essas 2 corr em todas as carr). Fechar com 1 pbxmo na 3ª corr do início (= 1º paa).

 

 

10ª carreira: igual à 9ª do gráfico, mas sempre em paa e com 4 corr onde tem 5. Fechar com 1 pbxmo na 3ª corr do início (= 1º paa).

  

11ª carreira: igual à 10ª do gráfico, mas sempre em paa, fazendo os pad nos leques, mas com apenas 1 corr a cada 2 pad, e não 2 corr como no gráfico. No restante continuar com paa. Fazer 4 corr onde tem 5 no gráfico. Fechar com 1 pbxmo na 3ª corr do início (= 1º paa).

 

12ª carreira: igual à 11ª do gráfico, fazendo 1 pb nas alças de 4 corr, antes do 1° paa e depois do último, em cada leque. Fazer 2 corr no meio dos 5 pts “V” dos leques. Tecer 4 corr onde tem 5 no gráfico. Fechar com 1 pbxmo na 3ª corr do início (= 1º paa).

 

13ª carreira: igual à 12ª do gráfico, inclusive os 6 pad, mas com apenas 1 corr antes e depois deles. Fazer 1 pb nas alças de 4 corr, antes do 1° paa e depois do último, em cada leque. Tecer apenas 2 corr onde estão indicadas 3 no gráfico. Fechar com 1 pbxmo na 3ª corr do início (= 1º paa).

 

14ª carreira: igual à 13ª do gráfico, fazendo 1 pb nas alças de 4 corr, antes do 1° paa e depois do último, em cada leque. Tecer apenas 2 corr onde estão indicadas 3 no gráfico. Antes e depois dos 6 paa do leque central fazer também apenas 1 corr. Fechar com 1 pbxmo na 3ª corr do início (= 1º paa).

 

15ª carreira: igual à 14ª do gráfico, fazendo 1 pb nas alças de 4 corr, antes do 1° paa e depois do último, em cada leque. Tecer apenas 2 corr onde estão indicadas 3 no gráfico, mas manter 3 corr entre os 5 grupos de 3 paa fechados juntos. Antes e depois deles fazer apenas 1 corr. Fechar com 1 pbxmo na 3ª corr do início (= 1º paa).

 

16ª carreira: como acabamento, fazer uma carr com alças de 3 corr e 1 pb nos esps da carr anterior. Apenas no meio dos pts “V” fazer 1 pb, 3 corr e 1 pb. (Ver foto.) Arrematar.

 

 

Vejam que ele ficou “igualzinho” ao outro. Apenas um pouco menor.

 

 

Tchau! Até o próximo post!

 

Linda Maria

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário