10 agosto 2016

Porta-copos de crochê redondos "torcida brasileira"

Oi, pessoal!

Vejam que fofos esses porta-copos nas cores da nossa bandeira... Para usar agora nas Olimpíadas... Tomando uma cervejinha e torcendo pelo Brasil!

Clique na foto para ampliá-la.

Encontrei esse gráfico no Pinterest, mas escrevi também a receita, para quem gosta de acompanhar.

Clique na foto para ampliá-la.

Material:
Linha CLÉA 1000, da CÍRCULO, na cor 9363 (mesclado verde e amarelo);
Agulha de crochê 2 mm.

Tamanho: 9 cm de diâmetro.

Execução:
O trabalho é todo feito com fio duplo. Eu costumo pegar a ponta de fora do novelo e a de dentro. Mas é preciso ter muito cuidado para não dar nó.

Abreviaturas:
corr = correntinha
esp = espaço
pa = ponto alto
pb = ponto baixo
pbxmo = ponto baixíssimo
seg = seguinte
segs = seguintes

Início: Fazer 1 círculo mágico e fechar com 1 corr.

1ª carreira: 2 corr para subir, 1 corr, * 1 pa no anel, 1 corr *, repetir de * a * mais 10 vezes. Total de pa: 12. Terminar com 1 pbxmo na 3ª corr do início.

2ª carreira: 1 pbxmo no primeiro esp de 1 corr, 3 corr para subir (= 1 pa), 1 pa no mesmo esp, * 1 corr, 2 pa no espaço de 1 corr seg *, repetir de * a * mais 10 vezes, terminando com 1 corr e 1 pbxmo na 3ª corr do início.

3ª carreira: 1 pbxmo no pa seg e outro no primeiro esp de 1 corr, 3 corr para subir (= 1 pa), 2 pa no mesmo esp, * 1 corr, 3 pa no espaço de 1 corr seg *, repetir de * a * mais 10 vezes, terminando com 1 corr e 1 pbxmo na 3ª corr do início.

4ª carreira: 1 pbxmo em cada dos 2 pa segs e outro no primeiro esp de 1 corr, 3 corr para subir (= 1 pa), 1 pa no mesmo esp, 1 corr e 2 pa no mesmo esp, * 1 corr, 2 pa no espaço de 1 corr seg, 1 corr e 2 pa no mesmo esp *, repetir de * a * mais 10 vezes, terminando com 1 corr e 1 pbxmo na 3ª corr do início.

Observem que modifiquei um pouco a 4ª carreira: ao invés de 4 pa em cada esp de 1 corr, como está no gráfico, eu teci 2 pa 1 corr e 2 pa. Tive que fazer isso para ficar melhor, pois meu ponto é apertado e o trabalho estava ficando curvado. Mas depende da tensão do ponto de quem está fazendo.

5ª carreira: 1 pbxmo no pa seg, 1 pb no primeiro esp de 1 corr, 4 corr, * 1 pb no esp de 1 corr seg, 4 corr *, repetir de * a * mais 22 vezes, terminando com 1 pbxmo no 1º pb. Total: 24 alças.

Observem que novamente trabalhei de forma diferente do gráfico: ao invés de 5 corr, fiz as alças com 4 corr. Isso foi necessário porque quando fiz a última carreira o trabalho estava ficando ondulado.  

6ª carreira: 1 pbxmo na primeira alça, 3 corr para subir (= 1 pa), 7 pa na mesma alça, * 1 pb na alça seg, 8 pa na próxima alça *, repetir de * a * mais 10 vezes, terminando com 1 pb na alça seg e 1 pbxmo na 3ª corr do início. Cortar a linha e arrematar.

Clique na foto para ampliá-la.
  
Tecer mais 5 porta copos da mesma maneira.

Clique na foto para ampliá-la.

Tchau! Até o próximo post!

Linda Maria



Nenhum comentário:

Postar um comentário