20 fevereiro 2022

Caminho de mesa com losangos em crochê filé

Oi, pessoal!

Mais um caminho (ou trilho) de mesa lindo que acabei de fazer!

 

 

A técnica usada foi o crochê filé, uma das modalidades de crochê mais fáceis de fazer! Consiste em um trabalho plano e geométrico, onde usamos apenas dois tipos de pontos: a correntinha e o ponto alto, e vamos tecendo quadradinhos cheios e quadradinhos vazados, geralmente acompanhando um gráfico.

 

 

Material:

Linha CHARME Natural, da CÍRCULO, na cor 0020 (cru) – 2 novelos

Agulha de crochê 3 mm

Tesoura

 

 

Dimensões: 38 cm x 1,68 m (sem as franjas)

 

Execução: Para essa peça, segui o gráfico de crochê filé abaixo, que encontrei no Pinterest.

 


Abreviaturas:

ant = anterior

carr = carreira

corr = correntinha

esp = espaço

paa = ponto alto alongado

seg = seguinte

Início: Tecer 99 correntinhas.

 

OBS.: Ao invés de pontos altos, trabalhei com pontos altos alongados, para que os quadradinhos ficassem perfeitos. Quando trabalho em crochê filé com pontos altos, as carreiras ficam um pouco achatadas, porque meu ponto é apertado.

 

1ª carreira: 1 paa na 9ª correntinha a contar da agulha, * 2 corr, pular 2 corr de base, 1 paa na corr seg *, repetir de * a * até o final da carr. Virar o trabalho.

 

2ª carreira: 5 corr, * 1 paa sobre o paa seg, 2 paa no próximo esp *, repetir de * a * até o penúltimo esp da carr ant, 1 paa no paa seg, 2 corr, pular 2 corr de base, 1 paa na corr seg. Virar o trabalho.

 

Prosseguir acompanhando o gráfico. Cada quadradinho pintado corresponde a 3 pontos altos alongados e cada quadradinho branco corresponde a 1 ponto alto alongado e 2 corr.

 

Repetir o gráfico quantas vezes forem necessárias para atingir o tamanho que desejar, tendo o cuidado de concluir da mesma forma que iniciou.

 

O meu ficou com 158 carreiras.

 

Início...

 

 

Meio...

 


Fim...

 

 

Ao terminar, não cortar o fio; fazer o acabamento lateral como indicado abaixo.

 

Acabamento lateral: 1 ponto baixo no espaço do canto, 2 correntinhas, 1 meio ponto alto no mesmo lugar, * 1 ponto baixo no canto do quadradinho seguinte, 2 correntinhas, 1 meio ponto alto no mesmo lugar *, repetir de * a * por toda a lateral da peça. Arrematar. Cortar o fio deixando um pedaço de mais ou menos 15 cm, para esconder junto com as franjas.

 

Fazer o outro lado do mesmo modo.

 

Ver detalhes nas fotos a seguir.

 

1° lado:

 


 

2° lado:

 


 

Franjas: Cortar 372 pedaços de fio com 30 cm de comprimento. Com o auxílio da agulha de crochê, prender 6 em cada buraquinhos das extremidades do caminho de mesa, de 3 em 3. Observar na foto abaixo. Depois colocar a peça sobre uma superfície plana e acertar as franjas com a tesoura.


 


O crochê filé é uma das técnicas de crochê mais fáceis de fazer e possibilita tecer vários tipos de peças, além de caminhos (ou trilhos) de mesa: guardanapos de bandeja, tapetes, jogos americanos, porta-copos, blusas, bolsas, almofadas, etc.

 

Espero que tenham gostado!

 

Tchau! Até o próximo post!

 

Linda Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário