16 setembro 2021

PAP Tapetinho de crochê retangular, listrado

Oi, pessoal!

Minha nora precisava de um tapetinho para forrar essa pequena estante de metal e me pediu para fazê-lo. Escolhemos juntas as cores, o modelo e aí está ele!

 



Material:

Fio RESORT, da ASLAN Trends, na cores: branco, rosa pálido e lilás – 1 novelo de cada

Agulha de crochê 3,5 mm

Tesoura

 


OBS.: Esse fio não é mais fabricado. Aproveitei uns novelos que eu tinha há muito tempo. Mas a TEX dele é 450. Vocês podem usar um fio com TEX semelhante, ou mesmo barbante nº 6, se for usar como tapete, no chão, ou barbante nº 4, para usar sobre mesas ou aparadores.

  

Dimensões: 33 cm x 77 cm

 

Execução: Não fiz por receita. Vi esse ponto em diversas peças na internet e gostei. Decidi fazer o tapete com ele e fiz um passo a passo para vocês.  

 

Abreviaturas:

carr = carreira

corr = correntinha

esp = espaço

pb = ponto baixo

paa = ponto alto alongado

pbxmo = ponto baixíssimo

seg = seguinte

 

Início: Com o fio lilás tecer uma corrente de base com 77 correntinhas. (Faça o número de correntinhas que corresponda à largura da peça que você quer fazer, mas sempre número ímpar).

 

 

1ª carreira: 1 corr para subir, 1 pb na 2ª corr, mas pegando pelo avesso da corrente de base, 1 pb em cada corr seg, sempre pegando os pontos da mesma forma. Veja nas fotos a seguir:

 



 

A primeira carreira ficará assim:

 

 

O início do trabalho ficará igual ao final.

 


 

2ª carreira: 1 corr para subir, 1 pb no 1º pb, * 1 corr, pular 1 pb, 1 pb no pb seg *, repetir de * a * até o final da carr. Cortar o fio deixando uns 10 cm para arrematarl.

 


 

Mudar para o fio branco. Prender o fio no final da 2ª carreira, deixando uns 10 cm. Dar 2 nozinhos bem próximo ao trabalho, juntando as duas pontas de fio. Elas serão escondidas na primeira carreira da borda do tapetinho.

 

3ª carreira: 1 corr para subir, 1 pb no 1º pb, 1 pb no esp de 1 corr seg, * 1 corr, pular 1 pb, 1 pb no esp seg *, repetir de * a * até o final da carr, terminando com 1 pb no último pb.

 


 

4ª carreira: 1 corr para subir, 1 pb no 1º pb, * 1 corr, pular 1 pb, 1 pb no pb seg *, repetir de * a * até o final da carr.

 



Repetir a 3ª e a 4ª carreiras até completar 10 carreiras com o fio branco. Cortar o fio deixando uns 10 cm para arrematar no final.

 

Voltar para o fio lilás e repetir a 3ª e a 4ª carreiras. Cortar o fio.

 

Mudar para o fio rosa e tecer 10 carreiras continuando a trabalhar da mesma forma. Cortar o fio.

 

Voltar para o fio lilás e repetir a 3ª e a 4ª carreiras. Cortar o fio.

 

Repetir esse padrão de listras.

 

 

 

 

Continuar trabalhando da mesma forma até completar 14 listras (7 brancas e 7 rosa), ou até completar o comprimento desejado, terminando com 2 carr lilás. Não cortar o fio.

 




Borda de acabamento: Tecer, em um dos lados, 2 carreiras do mesmo ponto fantasia do tapete. Arrematar e cortar o fio. Fazer o mesmo do outro lado. Esconder as pontas de fio da lateral por baixo da primeira carr da borda.

 




 

Última carreira de acabamento: 1 pb no 1º esp de 1 corr de um dos lados do tapetinho, * 3 corr, 1 paa no mesmo lugar, pular 1 pb, 1 corr e 1 pb, 1 pb no próximo esp de 1 corr *, repetir de * a * por toda a volta do tapete e finalizar com 1 pbxmo no 1º pb. Arrematar.

 



 

Esse ponto fica lindo também para trabalhos com várias cores, com listras de larguras diferentes, etc. Divirtam-se com ele!

 

Tchau! Até o próximo post!

 

Linda Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário