01 junho 2016

Caminho de mesa "Ladrilhos de Crochê" - Parte 1

Oi, pessoal!

Recebi um desafio de minha sobrinha Luciana Pessoa: fazer para ela um caminho de mesa semelhante ao centro de mesa da foto abaixo, encontrada no Pinterest. Será que eu consigo?

Clique na foto para ampliá-la.

É lindíssimo, não? Os squares (também conhecidos como aplicações de crochê ou motivos de crochê) parecem com aqueles ladrilhos antigos e que estão muito em moda ultimamente.  

O problema é que eu não encontrei os gráficos dos squares. Por isso que eu digo que esse trabalho é um desafio... Mas como desafios devem ser enfrentados e vencidos, comecei a procurar na internet gráficos de outros squares que eu pudesse utilizar na confecção da peça.

Detalhe: eles precisam ter o mesmo tamanho e o mesmo número de pontos na última carreira, para que a junção dos motivos fique perfeita e não sobrem nem faltem pontos.

O caminho de mesa deverá medir: 40 cm de largura por 1,80 m de comprimento. Então decidi colocar aplicações de 10 x 10 cm. Assim serão 4 na largura por 18 no comprimento, num total de 72.

Como não sei que linha foi utilizada no modelo da foto acima, escolhi a linha ANNE 500, da CÍRCULO, nas cores: 1236 (amarelo claro), 2137 (azul bebê), 2829 (azulão), 4514 (salmão), 5487 (verde bebê), 5215 (verde), 6161 (lilás), 6201 (rôxo) e 8176 (cru). A agulha de crochê é a de 2 mm.

Clique na foto para ampliá-la.

Reparem na foto do modelo que as aplicações das extremidades são na cor cru. Serão necessárias 4 em cada ponta do caminho de mesa, de 4 modelos diferentes. Tenho que fazer, então, 2 de cada modelo. Total = 8.

Já selecionei e confeccionei 2 modelos de squares:

Clique na foto para ampliá-la.

Veja detalhe do modelo 1 na foto a seguir:

SQUARE MOD 1

Clique na foto para ampliá-la.

Gráfico do square mod 1, encontrado no Pinterest:

Clique na foto para ampliá-la.

ATENÇÃO! Na penúltima carreira tive que fazer 1 ponto alto sobre cada ponto alto (2) e cada ponto baixo (3) da carreira anterior, para completar 30 pontos de cada lado do motivo, contando com as correntinhas do canto.

O segundo modelo que escolhi foi este:

SQUARE MOD 2

Clique na foto para ampliá-la.

Gráfico do square mod 2, também encontrado no Pinterest:

Clique na foto para ampliá-la.

ATENÇÃO! Para que esse square ficasse também no tamanho de 10 x 10 cm e com 30 pontos na última carreira, tive que fazer algumas alterações no gráfico:

1)    Teci a última carreira em meio ponto alto ao invés de ponto baixo;

2)   Fiz  também  1  meio  ponto  alto  sobre o terceiro ponto alto de cada canto da penúltima carreira (no gráfico dá para ver que não tinha);

3)    Pulei a correntinha do meio de cada lado do square na penúltima carreira.

No próximo post, mostrarei mais 2 modelos de squares, dando continuidade ao passo a passo da elaboração desse caminho de mesa. Pretendo fazer vários posts mostrando a evolução do trabalho (Parte 2, Parte 3, Parte 4...). Assim, para quem desejar fazer um igual, dá tempo de comprar o material, começar e seguir acompanhando cada parte da confecção dessa peça.  

Tchau! Até o próximo post!

Linda Maria



Nenhum comentário:

Postar um comentário