quinta-feira, 26 de maio de 2016

Camiseta customizada com crochê

Oi, pessoal!

Tem uns trabalhos que eu faço e às vezes esqueço de postar. Essa camiseta é um deles. Eu a customizei com crochê no ano passado, para minha filha Milena. Sou suspeita para falar, mas eu achei que ficou fofa!

Clique na foto para ampliá-la.

Antes eu já tinha feito uma de criança, para a filhinha de uma amiga dela. Se quiserem ver, o link é http://fazendoartecomlinhas.blogspot.com.br/2015/01/blusa-da-chloe.html

Não fiz um passo a passo, mas escrevi a receita e fiz algumas fotos, que compartilho com vocês, a seguir. Acompanhando a receita e observando as fotos dá para fazer igual.

Material:
1 camiseta de malha, regata, da marca, tamanho e cor que preferir. A da Milena é tamanho G, na cor azul petróleo;
Linha CLARA na cor: 9233 (mesclado: preto, azul, laranja, verde-limão e vinho);
Agulha de crochê 0,9 mm.

Vocês podem usar também outros tipos de linha, até mais grossa, se preferirem, mas sempre combinando a cor da linha com a cor da camiseta.

Abreviaturas:
ant  anterior
corr = correntinha
esp = espaço
pbxmo = ponto baixíssimo
pb = ponto baixo
pba = ponto baixo alongado
pad = ponto alto duplo
pt V = 1 pad 2 corr e 1 pad no mesmo lugar
pt V triplo = 3 pad 3 corr e 3 pad no mesmo lugar
leque = 8 pad no mesmo lugar, com 1 corr entre um e outro
seg = seguinte

Execução:
O trabalho é todo feito com apenas um fio e sempre pelo lado direito.

MANGA: Começar embaixo da cava, junto à costura lateral, e fazer a base para o crochê trabalhando 1 pba e 3 corr, 64 vezes (ou um número múltiplo de 4), ao redor da cava, sendo que esse ponto baixo alongado deve ter a altura de mais ou menos 6 mm. (Da mesma forma como se faz ao redor de panos de prato.) Terminar com 1 pbxmo no 1º pba. Na  foto abaixo dá para ver.

 Clique na foto para ampliá-la. 

1ª carreira: 1 pbxmo no primeiro esp de 3 corr da base, 4 corr para subir (= 1 pad), 2 corr, 1 pad no mesmo esp, * 2 corr, saltar 1 esp de 3 corr da base, 1 pt V triplo no esp seg de 3 corr da base, saltar 1 esp de 3 corr, 2 corr, 1 pt V no esp seg *, repetir de * a * até o final da carreira, omitindo 1 pt V na última repetição e terminando com 1 pbxmo na 4ª corr do início.

2ª carreira: 1 pbxmo no primeiro pt V, 4 corr para subir (= 1 pad), 2 corr, 1 pad no mesmo pt V, * 2 corr, 1 pt V triplo no meio do pt V triplo seg, 2 corr, 1 pt V no pt V seg, repetir de * a * até o final da carreira, omitindo 1 pt V na última repetição e terminando com 1 pbxmo na 4ª corr do início.

3ª carreira: 1 pbxmo na primeira das 2 corr seg, 1 pb no primeiro pt V, 3 corr, * 1 pt V triplo no meio do pt V triplo seg, 2 corr, 1 pt V no pt V seg, 2 corr *, repetir de * a * até o final da carreira, omitindo 2 corr, 1 pt V no pt V seg, 2 corr no final da última repetição e terminando com 3 corr, 1 pb no último pt V da carr ant. Cortar a linha e arrematar. Você vai ver que sobre o último pt V triplo não foi feito pt nenhum. É porque já vamos começar a formar a cava. Veja detalhe na foto abaixo.

 Clique na foto para ampliá-la. 

4ª carreira: Emendar a linha no meio do primeiro pt V triplo da carr ant, fazer 1 pb no mesmo lugar, 3 corr, * 1 pt V no pt V seg, 2 corr, 1 pt V triplo no meio do pt V triplo seg, 2 corr *, repetir de * a * até o final da carreira, omitindo 2 corr, 1 pt V triplo no meio do pt V triplo seg, 2 corr no final da última repetição e terminando com 3 corr, 1 pb no meio do último pt V triplo da carr ant. Cortar a linha e arrematar.

5ª carreira: Emendar a linha no meio do 1º pt V da carr ant, fazer 1 pb dentro do mesmo pt V, 3 corr, * 1 pt V triplo no meio do pt V triplo seg, 2 corr, 1 pt V no pt V
seg, 2 corr, *, repetir de * a * até o final da carreira, omitindo 2 corr, 1 pt V no pt V seg, 2 corr no final da última repetição e terminando com 3 corr, 1 pb no meio do último pt V carr ant. Cortar a linha e arrematar.

6ª, 8ª e 10ª carreiras: iguais à 4ª carreira.

7ª e 9ª carreiras: iguais à 5ª carreira.

11ª carreira (bico de acabamento): Emendar a linha no meio do último pt V triplo da 2ª carreira, 4 corr para subir (= 1 pad), (1 corr, 1 pad na mesma alça) 7 vezes no meio do mesmo pt V triplo, 3 corr, 1 pb no primeiro pb da 3ª carr, 3 corr, 1 leque no meio do primeiro pt V triplo da 3ª carr, 3 corr, 1 pb no primeiro pb da 5ª carr, 3 corr, 1 leque no meio do primeiro pt V triplo da 5ª carr, 3 corr, 1 pb no primeiro pb da 7ª carr, 3 corr, 1 leque no meio do primeiro pt V triplo da 7ª carr, 3 corr, 1 pb no primeiro pb da 9ª carr, 3 corr, 1 leque no meio do primeiro pt V triplo da 9ª carr, 3 corr, 1 pb no primeiro pt V seg da 10ª carr, * 3 corr, 1 leque no pt V triplo seg, 3 corr, 1 pb no pt V seg *, repetir de * a * até que haja 7 leques sobre a 10ª carr, 3 corr, 1 leque no pt V triplo seg (último da 9ª carr), 3 corr, 1 pb no último pb da 9ª carr, 3 corr, 1 leque no pt V triplo seg (último da 7ª carr), 3 corr, 1 pb no último pb da 7ª carr, 3 corr, 1 leque no pt V triplo seg (último da 5ª carr), 3 corr, 1 pb no último pb da 5ª carr, 3 corr, 1 leque no pt V triplo seg (último da 3ª carr), 3 corr, 1 pb no último pb da 3ª carr, 3 corr, 1 pbxmo na 4ª corr do início do primeiro leque. Cortar a linha e arrematar. Veja na foto abaixo detalhe da manga pronta.  
   
 Clique na foto para ampliá-la. 

Trabalhar a outra manga da mesma forma.

DECOTE: Fazer a base para o crochê da mesma maneira que foi feito para a manga, iniciando junto da costura do ombro: 1 pba e 3 corr, 80 vezes (ou um número múltiplo de 4). Terminar com 1 pbxmo no 1º pba.

  Clique na foto para ampliá-la.

Bico do decote: 1 pbxmo na 1ª corr seg, 1 pb no 1º esp de 3 corr, * 3 corr, saltar 1 esp de 3 corr, 1 leque no esp seg, 3 corr, saltar 1 esp de 3 corr, 1 pb no esp seg *, repetir de * a * até o final da carreira, omitindo 1 pb final da última repetição e terminando com 1 pbxmo no 1º pb. Cortar a linha e arrematar.

 Clique na foto para ampliá-la.

Dica: usar uma linha um pouco mais grossa para dar mais firmeza ao trabalho. Achei que com a linha fina o bico do decote ficou enrolando.

E aí está a camiseta customizada com crochê!

Clique na foto para ampliá-la. 

Que tal? Gostaram?

Tchau! Até o próximo post!

Linda Maria



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário